segunda-feira, 13 de junho de 2011

Embrapa e parceiros mostram resultados e estabelecem parcerias para o desenvolvimento da aquicultura

Atualização, articulação e negociação são palavras de ordem para quem participa de feiras e exposições. Essa está sendo a tônica da participação da Embrapa durante o Congresso Internacional da World Aquaculture Society (WAS) e da Feira Nacional do Camarão (FENACAM), que acontecem no período de 6 a 10 de junho em Natal/RN. Pela primeira vez a Embrapa, juntamente com seus parceiros, conta com um estande num evento de aquicultura, onde está tendo oportunidade de mostrar os resultados gerados pela pesquisa para políticos, empresários, imprensa, estudantes, brasileiros e estrangeiros. Na abertura da feira, dia 7 de junho, o estande da Embrapa recebeu a visita de Ideli Salvatti, ministra da Pesca e Aquicultura (foto).

“Esta oportunidade de ter contato direto com o público interessado nos produtos gerados pelas instituições de ciência e tecnologia é ímpar, pois abre possibilidades de novas parcerias e de negócios”, comenta a professora Maria Luiza Souza Franco, professora adjunta do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), parceira do projeto Aquabrasil (www.macroprograma1.cnptia.embrapa.br/aquabrasil ).  No estande, Maria Luiza mostrou as peças produzidas em couro de tilápia: bolsas, jaquetas, bijuterias, entre outras, além dos diferentes tipos de biscoitos e chips produzidos com farinha de resíduos de peixes, que chamaram a atenção dos visitantes.

Vale ressaltar que ‘feiras e exposições’ são apontadas como sendo uma das principais fontes de informação das empresas brasileiras que implementam inovações, superadas  apenas pelas redes de informação informatizadas (1º ), clientes e consumidores (2º) e fornecedores (3º), conforme mostra a Pesquisa de Inovação Tecnológica - PINTEC 2008 (IBGE).

 

Parcerias estratégicas

A participação no WAS/FENACAM também possibilitou a articulação da Embrapa com diferentes instituições parceiras, atuais e potenciais, nacionais e internacionais, por meio das interações no estande e em reuniões paralelas ao evento.

O dia 6 de junho, por exemplo, foi marcado pela apresentação de projetos e ações de pesquisa e transferência de tecnologia da Embrapa na área de pesca e aquicultura junto à 2ª Reunião da Comissão Nacional da Aquicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e junto à Reunião dos 18 estados integrantes da Carteira de Aquicultura e Pesca do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional).

No âmbito internacional, estão sendo estabelecidas negociações com instituições públicas e privadas, interessadas em cooperação técnica com a Embrapa ou estabelecer negócios com a empresa. Dentre os interessados na aproximação com a Embrapa destacam-se: Chile, Espanha, Noruega, União Européia, entre outros.

 

Consórcio Brasileiro de Pesca e Aquicultura

As parcerias decorrentes dessas negociações virão alavancar o esforço do governo brasileiro na constituição do Consórcio Brasileiro de Pesquisa, Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia em Pesca e Aquicultura (CBPA), onde estarão representadas as principais instituições atuantes no setor da pesca e aquicultura.

Trata-se de uma iniciativa da Embrapa e do Ministério da Pesca e Aquicultura com vistas à implementação do estabelecido no Termo de Cooperação celebrado entre a Embrapa e o Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA em maio de 2010.

Dentre os as finalidades do Consórcio , ainda em fase de discussão, estão:  (a) propor políticas e diretrizes estratégicas para P&D e TT em Pesca e Aquicultura; (b) definir prioridades para compor uma programação nacional consolidada em uma agenda de P&D e TT em Pesca e Aquicultura; (c) definir estratégias de captação e alocação de recursos para o financiamento da programação e da infra-estrutura necessária; (e) definir estratégias de integração institucional para o financiamento e a execução da programação de P&D e TT em Pesca e Aquicultura; e (f) propor políticas de capacitação de recursos humanos no setor de Pesca e Aquicultura.

O processo de constituição do Consórcio está em sua fase final.  “No momento está sendo discutido entre a Embrapa, MPA e Ministério do Planejamento o destaque de uma ação orçamentária no PPA 2012-2015 para apoio ao Consórcio. A partir daí, espera-se que os recursos sejam alocados no orçamento do MPA, que viabilizará a descentralização dos recursos para o Consórcio, via editais”, explica Eric Routledge, Coordenador Geral de Pesquisa e Geração de Novas Tecnologias do MPA.

 

Aquaciência 2012

Durante a WAS/FENACAM, a Embrapa e parceiros divulgaram o Aquaciência que será realizado em Palmas/TO, no período de 1 a 5 de julho de 2012. O Aquaciência é uma promoção da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática - Aquabio (http://www.aquabio.com.br/ ) e a 5ª edição do Aquaciência 2012 tem por presidente Carlos Magno Campos da Rocha, chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura.

“A ampliação da participação da Embrapa nesses eventos de pesca e aquicultura vem mostrar que o setor passa a ser estratégico na agenda de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia da empresa”, esclarece Carlos Magno, que atribui a criação da Embrapa Pesca e Aquicultura, em agosto de 2009, localizada em Palmas/TO, à intensificação de interação com os diferentes elos da cadeia produtiva do setor.

Participam do WAS/FENACAM as seguintes Unidades da Embrapa: Agroindústria de Alimentos (Guaratiba/RJ), Amazônia Ocidental (Manaus/AM), Agropecuária Oeste (Dourados/MS), Informação Tecnológica (Brasília/DF), Meio Ambiente (Jaguariúna/SP), Meio Norte (Teresina/PI), Pantanal (Corumbá/MS), Pesca e Aquicultura (Palmas/TO), Secretaria de Comunicação/Secom (Brasília/DF), Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE), entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário