segunda-feira, 4 de julho de 2011

Em Salvador, ministro Luiz Sérgio destacará potencial da Bahia para a produção de pescado

O ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, tem dois compromissos importantes neste início de semana, em Salvador. Nesta segunda feira, dia 04 de julho, ele participa da solenidade de abertura do XVI Encontro dos Pescadores na Bahia, no Centro de Convenções de Salvador (Teatro Iemanjá), a partir das 18 horas. E amanhã, terça-feira, dia 05 de julho, no mesmo encontro, irá proferir palestra sobre a situação da pesca e aquicultura no Brasil, logo cedo, às 8h30.
O estado da Bahia conta com aproximadamente cem mil pescadores artesanais.   A atividade no estado é importante não apenas para a economia como para a cultura baiana. Tanto que já inspirou personagens de Jorge Amado, músicas de Dorival Caymmi, e telas do artista plástico Carybé, que este ano completa um século de nascimento.
O Ministério da Pesca e Aquicultura, que comemorou em junho dois anos de existência, tem investido muito na Bahia, tendo em vista o elevado potencial do estado para a produção de peixes, crustáceos e moluscos. O estado já é o terceiro maior produtor de pescado do Brasil, com mais de 121 mil toneladas. E o seu potencial para o aumento da produção é excepcional, sobretudo através da aquicultura. O litoral baiano tem mil e cem quilômetros de extensão e pode ser aproveitado para o cultivo do peixe bijupirá, camarões, ostras e algas. O Ministério tem investido em estudos para identificar as melhores áreas a serem destinadas à implantação de parques aquícolas marinhos. O estado também tem potencial para a produção de pescado no continente. Apenas cinco reservatórios da Bahia – Glória, Itaparica, Itapebi, Moxotó, Sobradinho e Xingó -, compreendem juntos uma lâmina d’água da ordem de 45 mil hectares.

Fonte:MPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário