MPA participa de reunião com o Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca
16/02/2012 - 14:19
16/02/2012 - 14:19
O Ministério da Pesca e Aquicultura realizou nos dias 14 e 15 de fevereiro a reunião ordinária com o Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conape). Durante o evento foram apresentados os trabalhos do Comitê de Cumprimento das Ações das Conferências e iniciada a organização do processo eleitoral do Conselho. Os mandatos dos atuais conselheiros serão encerrados em abril deste ano. Participaram do evento o ministro da Pesca e Aquicultura e Presidente do Conape, Luiz Sérgio; a secretária-executiva do Conselho, Roseli Zerbinato; membros das entidades que compõem o órgão e funcionários do MPA.
Estavam presentes integrantes da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores – CNPA; Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreo, na Pesca e nos Portos – CONTTMAF; Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins – FNTTAA; Federação das Associações dos Engenheiros de Pesca do Brasil - FAEP-BR; Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB; Associação Brasileira da Aquicultura – ABRAq; Associação Brasileira de Criadores de Camarão – ABCC; Associação Brasileira dos Criadores de Organismos Aquáticos – ABRACOA;Confederação Nacional da Agricultura – CNA; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE; Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura – CONEPE; Confederação Nacional da Indústria – CNI; Associação Brasileira de Oceanografia – AOCEANO e Associação Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática – AQUABIO.
Além das entidades que fazem parte do Conape, participaram a Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva - ANEPE, representada pelo seu presidente, Helcio Honda e a Associação Brasileira de Aquariofilia - Abraqua.
A secretária-executiva Roseli Zerbinato, definiu o momento como de extrema importância para a construção de formas adequadas e legítimas de incorporar os diferentes setores da sociedade na formatação das políticas públicas. “A participação da sociedade civil é um importante instrumento para organização e discussão sobre políticas públicas. As decisões se qualificam a medida em que a participação social é consolidada”, afirmou Roseli.
Zerbinato adiantou ainda que nos dias 14 e 15 de março haverá uma reunião ordinária do conselho na qual será feita a conclusão dos trabalhos do Comite de Cumprimento das Ações das Conferências e aprovadas as mudanças no decreto de regulamentação do Conape.
Fonte. MPA