segunda-feira, 4 de julho de 2011

Em Salvador, ministro Luiz Sérgio destacará potencial da Bahia para a produção de pescado

O ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, tem dois compromissos importantes neste início de semana, em Salvador. Nesta segunda feira, dia 04 de julho, ele participa da solenidade de abertura do XVI Encontro dos Pescadores na Bahia, no Centro de Convenções de Salvador (Teatro Iemanjá), a partir das 18 horas. E amanhã, terça-feira, dia 05 de julho, no mesmo encontro, irá proferir palestra sobre a situação da pesca e aquicultura no Brasil, logo cedo, às 8h30.
O estado da Bahia conta com aproximadamente cem mil pescadores artesanais.   A atividade no estado é importante não apenas para a economia como para a cultura baiana. Tanto que já inspirou personagens de Jorge Amado, músicas de Dorival Caymmi, e telas do artista plástico Carybé, que este ano completa um século de nascimento.
O Ministério da Pesca e Aquicultura, que comemorou em junho dois anos de existência, tem investido muito na Bahia, tendo em vista o elevado potencial do estado para a produção de peixes, crustáceos e moluscos. O estado já é o terceiro maior produtor de pescado do Brasil, com mais de 121 mil toneladas. E o seu potencial para o aumento da produção é excepcional, sobretudo através da aquicultura. O litoral baiano tem mil e cem quilômetros de extensão e pode ser aproveitado para o cultivo do peixe bijupirá, camarões, ostras e algas. O Ministério tem investido em estudos para identificar as melhores áreas a serem destinadas à implantação de parques aquícolas marinhos. O estado também tem potencial para a produção de pescado no continente. Apenas cinco reservatórios da Bahia – Glória, Itaparica, Itapebi, Moxotó, Sobradinho e Xingó -, compreendem juntos uma lâmina d’água da ordem de 45 mil hectares.

Fonte:MPA

Brasil e Paraguai se unem para produzir mais pescado

Acordo entre os dois países será assinado pelo ministro Luiz Sérgio, durante visita da presidenta Dilma a Assunção
O ministro Luiz Sérgio, da Pesca e Aquicultura, integrará a comitiva da presidenta Dilma Rousseff ao Paraguai, nesta quarta-feira, dia 29 de junho, à reunião da Cúpula de Chefes de Estados do Mercado Comum do Sul – MERCOSUL. Representando o Brasil, o ministro Luiz Sérgio assinará conjuntamente com o Ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Enzo Cardozo Jimenez, um memorando de entendimento que visa ao fomento da cooperação entre os dois países na área de pesca e aquicultura.
Brasil e Paraguai, além de compartilharem parcerias estratégicas na área energética – em relação à usina de Itaipu e a novos projetos – querem desenvolver outras atividades de interesse comum, entre elas a pesca e a aquicultura, capazes de gerar empregos, renda e alimentos saudáveis. Os dois países compartilham os recursos hídricos das bacias do rio Paraná, onde se encontra Itaipu, e do rio Paraguai.
“Se aproveitarmos no máximo 1% do espelho d’água do reservatório de Itaipu para a produção de pescado, de forma a não impactar o meio ambiente, temos potencial para produzir algo em torno de 200 mil toneladas de pescado por ano”, lembra o ministro Luiz Sérgio, ao exemplificar o potencial da região para a atividade. Segundo ele, os dois países já participam da Rede de Aquicultura das Américas, que busca a cooperação dos países da América Latina e do Caribe em favor do desenvolvimento da aquicultura.
De acordo com Francisco Osvaldo Alves Barbosa, assessor do MPA para assuntos internacionais, a viagem do ministro Luiz Sérgio “irá fortalecer as relações entre Brasil e Paraguai no campo da aquicultura e da pesca”. Ele lembrou que o Brasil já tem tecnologia para o aproveitamento mais racional dos recursos hídricos, que poderá levar à produção intensiva de pescados, sem comprometer o meio ambiente.

Parques aquícolas

Nos municípios de Entre Rios do Oeste, Santa Helena e São Miguel do Iguaçu, no estado do Paraná, o Ministério da Pesca e Aquicultura já implantou três parques aquícolas – conjunto de áreas destinadas à produção de pescado. Os parques, que aproveitam as águas do reservatório de Itaipu, já contam com 73 áreas licitadas e em produção, cada uma com dois mil metros quadrados de lâmina d’água e com capacidade para produzir 40 toneladas de pescado por ano. A engorda dos peixes – hoje principalmente da espécie pacu – ocorre em tanque rede, uma espécie de gaiola que fica submersa. No município de Santa Helena foi implantada uma Unidade Demonstrativa de cultivo, mantida pelo curso de Engenharia de Pesca, no Campus de Toledo, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Já para atender à demanda da produção do rio Paraguai, entre outras, a Embrapa Pantanal conta com uma Unidade Demonstrativa e de Pesquisa em Corumbá, no estado do Mato Grosso do Sul.

Fonte:MPA